Tradicionalmente, a entrada do horário eleitoral gratuito na grade de programação é uma verdadeira pedra no sapato das emissoras brasileiras, principalmente por conta da migração de público para a TV durante a exibição da propaganda política. Mas, este ano, particularmente, um fenômeno curioso vem ocorrendo, tendo como protagonista um dos programas de audiência mais consolidada da televisão aberta: o 'Jornal Nacional'.
De janeiro a agosto de 2012, a média do Ibope do jornalístico foi de 30 pontos, enquanto, com a chegada do horário político (e a consequente antecipação do 'JN' para as 20h e sua diminuição de tempo no ar), a atração tem uma média geral de 24 pontos (entre 21 de agosto e 25 de setembro).
Essa perda de telespectadores se dá, a princípio, pela concorrência com 'Carrossel', novela do SBT que vem incomodando a concorrência como há muito não se via. Mas, além da presença da trama juvenil, o 'JN' vem obtendo índices inclusive menores que a própria propaganda política gratuita exibida na Globo, que tem média de 24,9 pontos (até o dia 25 de setembro).
A presença de 'Carrossel' até explica a perda de audiência do 'Jornal Nacional', mas os índices superiores do horário eleitoral despertam a seguinte curiosidade: o telespectador está mudando de canal durante o 'JN' e voltando à Globo durante o programa dos candidatos às eleições?
Fonte: Jornal do Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário