quinta-feira, 25 de outubro de 2012

[OPINIÃO] Um embarque inevitável no Carrossel



Ponto para o SBT com o remake da novelinha infantil Carrossel. Se eu já vi? Não. Mas mesmo assim acho que a emissora acertou em cheio ao trazer de volta à tela o sucesso que já em sua primeira versão, a mexicana, conquistou crianças por aqui. O motivo deste meu post? Minha filha de cinco anos me pede há semanas um álbum do Carrossel. Confesso que não pensava em comprar. Não acho adequado para ela assistir ao programa – preconceito meu? Mas me vi em uma saia justa. Após várias negativas, comecei a refletir sobre o assunto um dia ao levá-la ao ballet. Simplesmente, meninas de rosa subindo escadas atracadas aos seus álbuns. No ballet! 

Minha filha continuava implorando pelo dela e depois de tantos pedidos para que eu comprasse o bendito álbum, resolvi pesquisar por ai qual seria o mais correto a fazer. A opinião geral: compra. A que me fez comprar veio de uma professora que admiro muito, por coincidência, minha cunhada. Ela foi simples e direta – “sua filha será a única excluída no grupo, a que não tem os produtos do Carrossel. Compra logo para ela, que vai curtir um tempo e depois esquece”. 

OK, entrei no jogo, ela ganhou o álbum na última semana. Feliz? Não, ela ficou simplesmente radiante. E eu completamente chocada. Ela nunca havia visto um só episódio da novela, não sabia onde passava e nem a que horas. Mas ao começar a colar as figurinhas com ela no álbum, vivenciei a grande jogada do SBT. Sem nunca ter tido contato com a atração, ela conhece todos os personagens, tem seus preferidos, torce por uns e detesta outros. Está totalmente imersa na trama. Quer ser a professora Helena ou a Maria Joaquina – quem são?

Não estou aqui para bater palmas para a novelinha que continuo contrariada a mostrar à minha filha na TV. Mas sim para a estratégia de comunicação, que não é nova, mas continua extremamente eficaz. Levar o programa para além da TV. Invadir outras esferas. Se não outras mídias, outras ferramentas. Conquistar fãs através delas. E não apenas da TV. E ir fundo nisso. 

Ao ir até a banca procurar o álbum para fazer minha menina feliz, descobri que o SBT lançou outro álbum!!! Um de foto cards. Sim, sim. Outro. Comprei o antigo, o clássico, mas já sei que não vai tardar o momento que terei que ir até uma banca para ter o outro. Dá-lhe Carrossel, que agora passa toda noite aqui em casa. E viva o licenciamento!
!

Nenhum comentário:

Postar um comentário