terça-feira, 20 de novembro de 2012

Procon continua investigando merchandising indevido na novela "Carrossel"


Recentemente, o Procon-SP entrou com um processo administrativo contra o SBT no valor de R$ 6 milhões devido a veiculação de ações de merchandising durante a novela "Carrossel". No ano passado, o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça, já havia multado a emissora em R$ 1 milhão por merchan indevido.

Segundo a Folha de S.Paulo, ainda existem mais treze investigações sobre publicidade direcionada a crianças no departamento, o que sugere que a publicidade inserida em programas infantis segue uma regulamentação mais rígida.

"Esse público, assim como o idoso, é mais suscetível a propagandas e ações de merchandising na TV", afirma Mariana Ferraz, advogada do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor). "Eles não têm discernimento para diferenciar conteúdo de propaganda."

No processo, constava a existência de ação publicitária indireta nos programas "Carrossel Animado", "Bom Dia & Cia", "Sábado Animado" e "Domingo Animado", que anunciavam as marcas em vez dos objetos dados de presente aos telespectadores participantes das gincanas, informou a Folha. 

Para Renan Ferraciolli, diretor de Fiscalização da Fundação Procon-SP, a ação publicitária durante programas infantis não é correta, e não pode continuar. "Não é leal com a criança misturar publicidade com conteúdo. É abusar da deficiência de julgamento da criança", disse.

Após duas reuniões, a emissora se comprometeu a não veicular mais merchandising de produtos para o público infantil em cenas envolvendo crianças, porém não abriu mão de continuar exibindo merchandising durante o núcleo adulto da novela.

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