quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Confira A Música "Filhote do Filhote", Nova Música da Trilha Sonora de "Carrossel"




Nova música da trilha sonora de “Carrossel” consegue passar ensinamentos sem comprometer a qualidade artística.

Qualquer produto dedicado ao público infanto-juvenil sofre com a exigência de transmitir de maneira pedagógica lições de moral. A literatura infantil é um exemplo disso, poucas pessoas então cientes de que o mais importante no texto é a elaboração da linguagem, e não o conteúdo politicamente correto.

Monteiro Lobato, um mestre incontestável da escrita brasileira, ultimamente tem sido vítima desta mania social de querer avaliar o material infantil através do nível pedagógico. Acusado de racismo, volta e meia os livros de Lobato correm o risco de serem limados da leitura das crianças. Nesta onda de pedagogia piegas, até os clássicos versos da música “Atirei o pau no Gato” foram mudados, perdendo assim parte de sua poeticidade.

Para atender ao mercado, os produtos infantis estão cada vez mais abrindo mão da articidade e investindo apenas em mensagens éticas, como se uma coisa eliminasse a outra. Embora a maioria não saiba, é através da qualidade estética que o efeito da mensagem se perpetua.

Indo contrário a corrente, “Carrossel” vem dando um banho nos produtos pretensiosamente pedagógicos. Uma prova disto é a música “Filhote do Filhote”, tema que fará parte do terceiro Cd da trilha sonora da novela. A canção fala sobre a importância de cuidar do meio-ambiente, porém em nenhum momento a letra deixa de lado a poeticidade para elevar o conteúdo ambientalista. E assim, sem descuidar da qualidade estética, a mensagem foi transmitida de maneira mais proveitosa e mais bonita.

Créditos: Coisas de Novela

Um comentário:

  1. concordo plenamente, carrossel ta dando um banho em tudo,a trilha sonora, é excelente tirando duas musicas que acho horrivel o ritimo, estava começando a achar que a midia brasileira ficou burra.

    ResponderExcluir